img_01

1º Encontro Regional de Construção a Seco – Light Steel Framing (LSF)-Região Sul, em São Leopoldo (RS)

Notícias

 

Evento terá a participação e de grandes nomes do setorque têm contribuído para o desenvolvimento do sistema no Brasil, e
exposição das principais empresas do setor do segmento de construção a seco.

 

 

Nos dias 6 e 7 de novembro, será realizado no Campus Unisinos, em São Leopoldo (RS), o 1º Encontro Regional de Construção a Seco – Light Steel Framing- Região Sul, em São Leopoldo (RS). O eventoque contará com a participação especial da arquiteta Maria Salette de Carvalho Weber, coordenadora geral do Ministério das Cidades irá reunir também  arquitetos, construtores, técnicos, tecnólogos, entidades de classes, universidades, representantes da indústria e de fornecedores, que poderão conhecer tecnicamente o sistema construtivo LSF e constatar seu crescimento no Brasil, bem como os empreendimentos e as práticas que vem sendo adotadas pelo setor em toda a região sul. No primeiro dia do evento, ocorrerão palestras com apresentação de cases. Os temas apresentados serão: Tecnologia e Industrialização na construção civil; O conceito estrutural e soluções tecnológicas; A concepção do projeto arquitetônico para o sistema LSF; O projeto estrutural no sistema LSF;

O desempenho acústico no sistema LSF; O light steel framing em edificações residenciais.

Já no segundo dia, serão abordados  os temas: Norma de desempenho e o sistema light steel framing; O BIM para o LSF; Empreender em LSF: incorporar, construir e vender; O aço galvanizado e a vida útil das estruturas; Avaliação e análise do desempenho no sistema LSF;

Empreendimento Residencial: do processo construtivo ao consumidor final; MCMV: o processo da obra, diferenciais e desafios; A capacitação profissional. Além disso, em paralelo ao encontro, acontece uma exposição de fornecedores da construção industrializada, que levarão ao público seus principais produtos.

Dos mesmos organizadores do Congresso Latino Americano de Steel Frame – sucesso consolidado em 2016 – o evento surgiu da necessidade de fomentar discussões acerca do desenvolvimento tecnológico da construção em diversas regiões do Brasil, quando oportunamente, os profissionais da região sul poderão conhecer mais sobre o LSF, sanar suas dúvidas, bem como entender seus parâmetros técnicos e normativos.

A região Sul, por exemplo, concentra 33% do total de fabricantes de light steel framing, de acordo com a pesquisaCenário dos Fabricantes de Perfis Galvanizados para Light Steel Frame & Drywall 2017” (ano base 2016), realizada pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) em parceria com a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM).Segundo o mesmo estudo, as construções residenciais ainda representam o maior volume de obras. Sendo que as comerciais e residenciais juntas somam quase 80% dos volumes produzidos. Duas obras, inclusive, serão apresentadas durante o evento: o condomínio residencial Quinta do Palácio, na cidade de Canela e o Kurotel, em Gramado – ambas em steel framing.

 

Sobre o light steel framing

Utilizado no Japão, Canadá, Chile, Estados Unidos e em muitos países da Europa, trata-se de um sistema de concepção racional, caracterizada pelo uso de perfis formados a frio de aço galvanizado. Entre os principais avanços dessa tecnologia no Brasil nos últimos anos, está o desenvolvimento da cadeia de fornecedores que compõe o subsistema. Hoje, tais componentes têm garantia de qualidade e são todos produzidos em solo brasileiro.

Outra questão importante e que deve ser lembrada é o custo, muitas vezes questionado. Os valores devem ser entendidos de maneira global, e vão além de cada item utilizado na obra. Logo, o tempo de construção e o preço variam conforme as características de cada projeto, porém, a produção é mais rápida se for comparada com os sistemas construtivos convencionais. “Sem contar que a mão de obra é especializada, o que torna o canteiro de obra uma verdadeira linha de montagem, evitando-se com isso desperdícios de um modo geral, conforme citado”, ressalta a jornalista Luana Carregari, idealizadora e diretora do evento, da Take Comunicação. 

Nos últimos anos o LSF tem sido muito empregado na construção de shoppings centers,  Unidades Básicas de Saúde (UBS), creches, hotéis, aeroportos, Indústrias e residências de alto padrão. Os projetos de estádios esportivos, para a Copa do Mundo de 2014, e Vila Olímpica do Rio de Janeiro são outros exemplos de emprego assertivo dessa tecnologia.

 

Presenças confirmadas no evento:

 

Maria Salette de Carvalho Weber – arquiteta e coordenadora geral do Ministério das Cidades; Heloisa Pomaro – arquiteta e urbanista, proprietária da Micura Steel Frame; Helena Rodrigues–arquiteta e urbanistada Gyp Group Brasil, da qual faz parte a Gypsteel;Tiago Gomesengenheiro diretor daImecon Sistemas Construtivos Eficientes; Mariana Bronstrup – engenheira diretora da Bronstrup Construção e Incorporação ;Prof . Dr. Bernardo TutikianCoordenador Itt Performance/Unisinos; GladimirGrigoletti – engenheiro civil, atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil e professor titular do Centro Universitário Ritter dos Reis; Luiza Abdala – engenheira química consultant at Votorantim Metais. Roger Timm – engenheiro civil especialista em projetos estruturais em LSF e diretor técnico da Center Steel, além de instrutor de cursos de light steel frame; Graziella Ferrer Radavelli– arquiteta e urbanista,mestre em engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Maria. É docente do curso de arquitetura e urbanismo na Ulbra Torres desde 2013. Especialista em construção a seco e acústica arquitetônica;Álisson Schipper – arquiteto e urbanista, em 2010 participou da implementação da tecnologia BIM em instituições e escritórios de arquitetura e engenharia. Sócio proprietário da Schipper & Grotto Construções e Incorporações e da Álisson Schipper – Arquitetura e Urbanismo;Ana Coelho – arquiteta e urbanistapós-graduada em MBA Gerenciamento de obras, Tecnologia e Qualidade da construção.Trabalha com projetos arquitetônicos, execução e acompanhamento de obras em light steel framing.

O evento é uma realização da Take Comunicação em parceria com a Unisinos.

 

 

 

 

Associados ASBEA SC terão 10% de desconto.
Podem  entrar no nosso site e inscrever-se inserindo no CODIGO PROMOCIONAL : PROMO-ASSOC
ou pelo link:
https://www.sympla.com.br/encontro-regional-de-construcao-a-seco–light-steel-framing__186459?d=PROMO-ASSOC

 

 

Nuovo Design