06_fundo_site

AsBEA/SC promove oficina sobre ética e define próximos passos da entidade!

Notícias

 

 

O último dia 24 de agosto foi um momento histórico para a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – seccional SC (AsBEA/SC). Foi nesta data na qual foram discutidos diversos problemas referentes à ética e conduta dos profissionais do setor, em oficina de Design Thinking realizada no Museu da Escola Catarinense, no centro de Florianópolis. Com cerca de 15% dos escritórios associados – todos foram convidados – os presentes ao debate analisaram diversos problemas inerentes ao ofício, como assinatura de projetos, valorização da atividade e a responsabilidade inerente a cada arquiteto e urbanista.

 

Vale lembrar que tudo foi motivado pela discussão acerca da prática da “Reserva Técnica”, considerada ilegal desde 2013 por lei federal devido a consistir em pagamento de comissão por fornecedores e lojistas para que seus produtos e serviços sejam indicados aos clientes. Mas a discussão foi além: como se comportar em um mercado diante de profunda e constante modificação do cenário do segmento, além da discussão nacional que envolve ética em todos os níveis, em todos os segmentos?

 

Com metodologia desenvolvida em grupos e, depois, com as ideias todas reunidas, foi elaborado uma manifestação final. Porém, o melhor de tudo é que esta troca de conhecimento e experiências suscitou três ações que poderão nortear os próximos anos da entidade. A ideia é desenvolver metodologias incluindo as questões ‘Gestão’, ‘Criatividade’ e ‘Tecnologia’. Tudo com o objetivo de dar suporte aos escritórios e auxiliar no alcance das metas estabelecidas com o manifesto. Um exemplo: com melhor gestão e auxílio da tecnologia para o aumento da produtividade, obtêm-se melhores resultados e, consequentemente, fica muito mais fácil abrir mão da “Reserva Técnica”. “Entendemos que se trata de processo que deve ser assimilado pelas empresas e que cada um tem papel fundamental para construção deste novo cenário. ‘Autorresponsabilidade’ é palavra chave para a transformação, neste debate e em todas as outras escolhas na nossa vida”, afirma Tatiana Filomeno, presidente da AsBEA/SC.

 

A experiência despertou o olhar para aplicação de novas formas de entendimento do papel da AsBEA/SC na vida dos associados e também para elencar prioridades e novas ações. A entidade pretende realizar outra oficina em breve para pautar as ações do planejamento estratégico de 2019. Contamos com a participação de todos para, juntos, construirmos o futuro da arquitetura.

 

 

06_01

 

 

 

 

Nuovo Design