©2016 Lis Sayuri

Especial FelizCidade

Notícias

FeliZcidade movimenta espaços públicos de Florianópolis

 

Uma série de eventos dentro do projeto FeliZcidade em praças e locais históricos de Florianópolis movimentou a capital catarinense durante o mês de agosto. A iniciativa da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – Regional de Santa Catarina (AsBEA/SC) – integrando as comemorações pelos 10 anos da entidade – propôs a integração do conceito de uma cidade sustentável, na qual seus habitantes e visitantes a vivenciam em sua plenitude. Confira nesta edição como foram as ações e confira mais fotos na nossa página do Facebook.

 

©2016 Lis Sayuri

©2016 Lis Sayuri

Palestras com arquitetos conferiram novo olhar

 

O início foi com a realização de palestra sob o tema ‘Espaços Culturais & Cidade’, no dia 11, que esteve a cargo do arquiteto Marcelo Ferraz e tendo como palco o Museu da Escola Catarinense, chamando a atenção para o futuro de Florianópolis.

 

A Praça Getúlio Vargas, no Centro, foi cenário do talk show sobre agricultura urbana promovido no dia 13. No estande agroecológico montado pela AsBEA/SC houve distribuição de mudas de plantas e som ao vivo com os músicos André Seben e Dudu Wagner durante a manhã de sábado.

 

img_9452

Cinema ao ar livre

 

O ‘Cinema na Rua’ foi a terceira ação do projeto, contando com a exibição gratuita de filmes sobre arquitetura no dia 17. O ambiente escolhido foi o paredão entre o Floph Hotel e a Fundação Cultural Badesc, no centro de Florianópolis, que se transformou em uma grande tela de projeção de obras que abordaram o conceito de cidades sustentáveis.

 

No dia 18 foi a vez do debate ‘Cidade & Felicidade’, que contou com a participação dos arquitetos Valéria Bechara, Silvia Lenzi, Nelson Saraiva e André Schmitt. O evento ocorreu no Museu da Escola Catarinense, com plateia qualificada.

 

Profissionais by bus

 

Para encerrar o projeto foi promovido, no dia 27, passeio guiado com o arquiteto Marcos Jobim pelos principais exemplares da arquitetura moderna de Florianópolis – a pé e também a bordo do Floripa By Bus. “Nossa intenção com eventos como este foi mostrar que é possível ter mais qualidade de vida em meio à cidade e que devemos nos apropriar coletivamente dos espaços de convivência”, explicou a arquiteta Tatiana Filomeno, presidente da AsBEA/SC. O FeliZcidade teve patrocínio de Carol Cortinas, Engie e Marmoraria Capital, apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, MaxDesign, Museu da Escola Catarinense, Fundação Cultural Badesc e Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Nuovo Design