©2016Lis Sayuri

Evento celebra o Centenário de Vilanova Artigas

Notícias

Em parceria com o portal ArqSC – lançado no início desde ano – e patrocínio da Saccaro, a AsBEA/SC promoveu o ArqSC Conversa com a historiadora Rosa Artigas, no dia 31 de maio. O evento trouxe a Florianópolis a filha do arquiteto Vilanova Artigas, que foi homenageado no Brasil em 2015 quando completaria 100 anos de nascimento.

 

A noite começou com a exibição do filme premiado Vilanova Artigas: o Arquiteto e a Luz, no Cinema Paradigma, espaço que ficou quase lotado por arquitetos e designers, e conta a biografia do profissional e se confunde com a história da arquitetura brasileira. Logo após, todos dirigiram-se à loja no mesmo endereço para o lançamento do livro sobre o centenário de Artigas, que assina o projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, entre tantos outros.

 

Por fim ocorreu uma roda de conversa com Rosa e sessão de autógrafos do livro Vilanova Artigas, de autoria de Rosa e seu filho, arquiteto Marco Artigas, completada por uma roda de conversa (conceito do ArqSC Conversa).

 

Como disse Rosa, o filme chega em um momento importante e necessário para a reflexão sobre o individualismo das últimas décadas e a falta de idealismo. “Antes podia-se sentar e beber vinho com adversários políticos”, comentou durante um café, à tarde, lembrando da vivência de sua família na cena intelectual e política nacional. O livro faz parte do conjunto de iniciativas do centenário Vilanova Artigas coordenadas por Rosa Artigas e vencedor do Prêmio APCA 2015 – MEMÓRIA pelo conjunto de iniciativas.

 

 

Nuovo Design