Evento Travessia 15

Relato 1ª Oficina Projeto Travessia

Notícias

A Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura de Santa Catarina – AsBEA SC realizou no dia 15 de julho a 1ª Oficina do Projeto TRAVESSIA, que visa a discussão da cidade e a relação com o mar através da participação da comunidade e proporcionando um momento para expressão de ideias sobre o assunto. O objetivo será propor dois equipamentos efêmeros, um no continente e outro na ilha, próximos às cabeceiras da ponte Hercílio Luz, de forma que tenham relação visual, gerando inquietação e reflexão.

 

 

A 1ª Oficina tinha como objetivo montar as definições e propostas iniciais desses equipamentos. Realizada no Museu da Escola Catarinense – MESC, foi aberta ao público e contou com a participação de arquitetos, designers, jornalistas, professores, outros profissionais e estudantes interessados no tema. Implementada com o apoio do Grupo VIA da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, que trabalhou com a metodologia de design thinking, inicialmente dando um contexto geral do projeto e seus objetivos, em seguida apresentados os possíveis locais de intervenção e alguns conceitos e referências de arquitetura efêmera pelo mundo. A 1a Oficina teve também a participação da professora Dulce América de Souza, quem fez a contextualização histórica e cultural da relação de Florianópolis com o mar.

 

 

A metodologia propôs dividir os participantes em cinco grupos que apresentaram ao final propostas para os equipamentos efêmeros na ilha e continente, com base nos conceitos elencados para o projeto. As premissas consideraram um custo máximo estimado, uso por diferentes várias faixas etárias, aplicação de materiais reutilizados, de fácil montagem, resistentes às intempéries, com possibilidade de replicação para outros locais, visíveis a distância, com destaque para relação da cidade com o mar, proporcionando  intervenção dos usuários de forma ativa e sempre com o foco de sustentabilidade – reuso, montagem e desmontagem sem deixar resíduos para descarte.

 

 

O projeto TRAVESSIA é resultado do edital lançado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina – CAU SC, para financiamento dos projetos prototipados no 2º Congresso Catarinense de Arquitetos e Urbanistas 2016, considerando o eixo cidade e abrangência na Grande Florianópolis. Conta ainda com o apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil de Santa Catarina – IAB SC, Movimento Traços Urbanos, Grupo VIA, Centro Sapiens, Ponto do Pão e Mercado São Jorge. O projeto é uma realização da AsBEA SC e está sendo coordenado pelo Grupo de Trabalho Cidade e Sustentabilidade – GTCS.

 

 

O projeto TRAVESSIA propõe diversas ações, esta Oficina é a primeira delas. Será realizada uma 2a Oficina em agosto, onde serão ampliadas as discussões com relação às propostas apresentadas e definido o equipamento que será construído. Já em setembro serão realizados eventos associados à montagem dos equipamentos efêmeros.

 

 

 

 

 

 

 

Nuovo Design