WhatsApp Image 2021-09-08 at 17.54.43

REMAR

Notícias

Esporte historicamente ligado à cidade, o remo foi relocado nesse espaço de borda d ́água entre a ponte Hercílio Luz e a ponte Colombo Sales, no recém-criado aterro da Baía Sul em 1977.

Ao longo desses 44 anos, os equipamentos urbanos, vias e acessos foram surgindo e isolando o Parque Náutico Walter Lange, nome desse espaço que abriga e sedia as atividades dos centenários clubes de remo da ilha. Esse espaço é herdeiro do Cais do Hoepcke, Ilha do Carvão e Estaleiro da Arataca, lugares viceralmente ligados à identidade da cidade marinheira que foi se perdendo com o tempo.

O evento REMAR pretende gerar ideias de valorização desse lugar cinematográfico, desenvolver propostas de uso para pedestres, corredores, ciclistas, usuários da travessia pelas pontes, lazer passivo e ativo, além de melhorar a relação do espaço com os usuários nativos e a própria cidade”. Além disso, o evento REMAR busca agregar valor aos remadores e aos seus clubes.

Para que tais ideias atendam às reais necessidades destas pessoas, serão coletadas percepções e dores de seus frequentadores, além do mapeamento do que o espaço possui. Este processo será acompanhado de reuniões para sensibilizar as pessoas que atuam ou utilizam o espaço, engajando-as não apenas a colaborarem com as ações de revitalização, mas promovendo mudanças na forma como olham para o Parque Náutico.

Ao longo dos meses de agosto e setembro serão realizadas diversas atividades com vistas a construção coletiva da proposição da revitalização do Parque. Assim, basicamente serão realizadas atividades que envolvem o histórico e iniciativas do local, identificação dos desafios, problemas e/ou dores percebidas pelos diferentes usuários, frequentadores, presidentes e o próprio cidadão. Cases de inspiração também serão considerados para subsidiar os workshops. Práticas de sensibilização para o engajamento de atores que irão participar da jornada de workshops que contemplarão a ideação das soluções por grupos multidisciplinares formados por profissionais e acadêmicos das áreas de arquitetura, urbanismo, paisagismo, engenharia, sustentabilidade, design, iluminação, conforto, etc.Esquemático

Temos aqui um momento ímpar para repensar este espaço de tamanha importância para nossa ilha. Um movimento ágil, colaborativo e criativo, que a muitas mãos, pretende reescrever e redesenhar o futuro do Parque Náutico da cidade. Vamos juntos?

 

INSCRIÇÃO

 

Nuovo Design