No dia 13 de fevereiro foi realizada a primeira reunião da nova diretoria da AsBEA-SC: Gestão 2025-2026. O encontro aconteceu na sede nova da entidade, no Ceisa Center, no centro de Florianópolis. Calendário de eventos, novos projetos e ações, convênios e a expansão da entidade pelo estado estiveram na pauta da reunião.
A presidente da AsBEA-SC, arquiteta Maria Aparecida Cury Figueiredo (Pari), enfatizou a importância da transparência da gestão com a divulgação de todas as atividades e decisões. A comunicação é uma das áreas que ganha prioridade nesta gestão. “Estamos comprometidos com todos os projetos que anunciamos na nossa posse. O grupo está bastante integrado e envolvido para fazer acontecer e atender nosso objetivo de valorização dos nossos associados e fortalecimento da profissão”, destacou Pari. Os projetos da gestão serão detalhados no evento programado para março.
Na foto, arquiteta Maria Aparecida Cury Figueiredo (Pari), presidente da AsBEA-SC; os vice-presidentes arq. Inara Rodrigues (Eventos) e arq. Ana Trevisan (suplente), arq. André Manara (Comunicação), arq. Eliane Castro (Administrativo/Financeiro) e arq. Isabel Patrício (suplente), arq. Roberta Ghizoni (Relações Institucionais); e os diretores arq. Maria Cristina Bittencourt (Convênios), arq. Fernando Loch (Expansão/Inovação), arq. Carlos Lopes (suplente Expansão) e arq. Patrícia Chimiti (suplente Inovação).
Representatividade em alta
O período também foi de importantes conquistas na representação institucional. A AsBEA-SC assumiu este ano a coordenação do Colegiado das Entidades Estaduais de Arquitetos e Urbanistas do CAU/SC (CEAU-CAU/SC) – órgão de natureza consultiva, com atribuição para tratar das questões do ensino e formação e do exercício profissional em Santa Catarina.
A arquiteta Maria Aparecida Cury Figueiredo (Pari), presidente da AsBEA-SC, assumiu o cargo transmitido pelo arquiteto Gustavo Pires de Andrade Neto, presidente do IAB-SC, que respondia pelo CEAU até então. A formalização aconteceu durante a primeira reunião do ano do Colegiado, realizada na sede do Conselho no dia 31 de janeiro. “A participação da AsBEA-SC no CEAU é importante junto às demais representatividades da classe para o fortalecimento da nossa profissão”, destaca Maria Aparecida. Durante o encontro, os integrantes do CEAU trataram do planejamento das ações das entidades na programação do IV Congresso de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, que será realizado este ano em seis etapas, percorrendo cidades das seis mesorregiões do estado. No dia 7 de fevereiro, a convite do presidente do CAU-SC, Carlos Alberto Barbosa, a presidente da AsBEA-SC marcou presença na 160ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/SC, no formato híbrido, sendo anunciada ao grupo como a nova coordenadora do CEAU-CAU/SC.
Na foto, a arquiteta Maria Aparecida Cury Figueiredo, presidente da AsBEA-SC, no centro, com os arquitetos Carlos Alberto Barbosa de Souza, presidente do CAU/SC, Eliane de Queiroz Gomes Castro, vice-presidente administrativo e financeiro da AsBEA-SC e coordenadora da Comissão de Exercício Profissional – CEP-CAU/SC, e Cláudia Elisa Poletto, vice-presidente do SASC, e Gustavo Pires de Andrade Neto, presidente do IAB-SC.
Pari também assumiu a cadeira da AsBEA-SC no Conselho da Cidade de Florianópolis, como conselheira, durante a Reunião Ordinária 90, realizada no dia 4 de fevereiro. Durante a reunião, a AsBEA-SC foi indicada para assumir como representante das “Entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa” – um dos seis grupos que irão compor a comissão organizadora da Conferência da Cidade 2025 de Florianópolis, programada para março deste ano.
“Estamos muito honrados em podermos ocupar esta cadeira no Conselho da Cidade de Florianópolis e não mediremos esforços para contribuir da maneira mais positiva e produtiva”, disse Pari na reunião. Na ocasião, a presidente da AsBEA-SC manifestou interesse de participação da entidade no Comitê Técnico Planos Setoriais que será implantado pelo Conselho da Cidade. Os demais são Infraestrutura Urbana, Formação, Comunicação e Eventos e Indicadores de Política Urbana. A finalidade é analisar temas específicos relacionados ao desenvolvimento urbano e subsidiar os trabalhos do órgão. A reunião foi conduzida pela arquiteta Ivanna Carla Tomasi, Presidente do Conselho da Cidade, e está disponível no canal da Prefeitura no YouTube.
No dia 14 de fevereiro, a presidente participou da reunião mensal do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), do qual a AsBEA-SC faz parte como conselheira. A entidade irá se candidatar para participar do grupo de trabalho que tratará da Mobilidade, Infraestrutura e Planejamento Urbano. “A AsBEA-SC contribuirá para as melhorias necessárias dos temas que se fazem urgentes”, destacou Pari.