Um dia para entrar para a história da AsBEA-SC. A presidente da AsBEA-SC, arquiteta Maria Aparecida Cury Figueiredo (Pari), realizou na última terça-feira (15.04), a cerimônia de inauguração da sede da entidade, localizada no Ceisa Center, ícone da arquitetura moderna de Santa Catarina. A solenidade foi prestigiada pela presidente do CAU-BR, a arquiteta catarinense Patrícia Sarquis Herden, por ex-presidentes da entidade e por membros da diretoria da atual gestão.
“Uma das propostas desta gestão é ‘AsBEA-SC de portas abertas’ e hoje inauguramos a sede para os nossos associados com uma homenagem a todos os presidentes da entidade. Cada um deles contribuiu para que a AsBEA-SC se tornasse o que é hoje, uma associação sólida e consolidada institucionalmente”, destacou Pari. Em seu discurso, a presidente da AsBEA-SC relacionou as conquistas da gestão recém-iniciada, como o evento de abertura alusivo ao mês da mulher, o lançamento do informativo digital, os avanços das diretorias de Expansão e de Convênios, e a adesão de quase a totalidade de escritórios associados ao livro AsBEA-SC 20 anos, que será lançado em 2026.
“A inauguração da sede é também é uma realização das propostas da nossa gestão. Estou muito agradecida a toda a diretoria e muito feliz por ter hoje, neste singelo evento, a presença da presidente do CAU-BR, parceira que não mede esforços para nos ajudar e estar com a gente em todas as nossas lutas. Juntos, faremos a diferença”, afirmou Pari, reforçando que a AsBEA-SC não medirá esforços para contribuir com as ações do CAU-BR na valorização da profissão.

A presidente do CAU-BR relembrou, em seu discurso, o envolvimento próximo com a AsBEA-SC e valorizou o apoio da entidade às iniciativas do Conselho. “Como titular de escritório de arquitetura de Santa Catarina, sempre fui convidada a participar da AsBEA-SC, desde a gestão do arquiteto Ricardo Fonseca. Porém, quando decidi participar deste mundo institucional, já foi no CAU-SC. Eu me dediquei fortemente para isso, vesti a camisa. Mas a gente não vai a lugar algum sozinho. Recebi importante apoio da AsBEA Santa Catarina, que é uma turma muito engajada”, disse Patrícia Herden, que presidiu o CAU-SC na gestão 2021-2023. A presidente do CAU-BR reforçou a importância do apoio da entidade catarinense para a Conferência Internacional do CAU 2025, que será realizada de 4 a 6 de setembro em Brasília, e para o FIPA – Fórum Internacional do Patrimônio Arquitetônico – Brasil/ Portugal, que será realizado em Florianópolis em 2026. “Queremos a parceria da AsBEA-SC no ano que vem para fazer um grande evento”, enfatizou.
A cerimônia de inauguração contou com a benção do Pe. Luiz Harding Chang, arquiteto de formação, filho do arquiteto Tuing Ching Chang, calculista estrutural de importantes edificações da cidade, incluindo o Ceisa Center, sede da AsBEA-SC, projetado pela Liz Cassol Monteiro e inaugurado em 1978. A nova sede contou com a contribuição das empresas associadas Jota Jota Iluminação, Portobello, Tapeçaria Italiana e Carol Cortinas.
Galeria de Presidentes: valorização da história
A Galeria de Presidentes apresenta as fotos e a identificação das respectivas gestões dos arquitetos Roberto Rita, da Mantovani e Rita Arquitetura (2007-2008), Giovani Bonetti, da MarchettiBonetti Arquitetos Associados (2009-2010 | 2011), Ricardo Fonseca, da PSF Arquitetura (2012 | 2013-2014), Tatiana Filomeno, da AT Arquitetura (2015-2016 | 2017-2018), Carlos Lopes, da Carlos Lopes Arquitetura e Construções (2019-2020), Ronaldo Martins, da ATO9 Arquitetura (2021-2022 | 2023-2024) e Maria Aparecida Cury Figueiredo, da Cury Figueiredo Arquitetura e Execução de Obras (2025-2026).
“Eu me sinto muito orgulhoso com a trajetória da AsBEA-SC, sempre valorizando a parceria. Somos todos parceiros, não concorrentes. E isso, para mim, sempre foi o maior orgulho de ser AsBEA-SC, e cada vez mais pensando na nossa cidade. O arquiteto foi feito para fazer as pessoas felizes onde moram, onde vivem”, disse o arquiteto Roberto Rita, um dos fundadores e primeiro presidente da AsBEA-SC. Ele reforçou a importância do atual momento da entidade. “Agora tem que voar, porque a turma está toda muito unida e todos com a vontade de fazer melhor. Que prazer que está a AsBEA-SC!”, reforçou.
A parceria entre os associados e entre os dirigentes da entidade foi também referenciada pelo arquiteto Ricardo Fonseca. “Essa é uma questão que eu sempre comento com colegas de outras entidades: na AsBEA-SC não tem disputas internas, é sempre um coletivo. Um presidente sai, o outro já vem, tem uma continuidade dos projetos. Se tem a humildade de reconhecer projetos que não estão tendo engajamento, de tirar de pauta e trazer novos”, pontuou. A relação institucional também foi enfatizada por ele: “a ligação com os entes públicos sempre foi propositiva, sempre para trazer uma contribuição. E isso me orgulha bastante”.
A arquiteta Tatiana Filomeno destacou outra vertente importante da AsBEA-SC: a promoção de network. “É uma associação que abre portas. Eu não conhecia muita gente, não conhecia quase ninguém. E por causa do trabalho que eu fiz na AsBEA-SC, as portas foram se abrindo. Essa possibilidade que a AsBEA-SC dá para nós, como conjunto, como coletivo, eu acho que é um dos ganhos”, afirmou. Primeira mulher a presidir a AsBEA-SC, Tatiana relembra dos desafios enfrentados, especialmente nas reuniões entre as regionais, com representação majoritariamente masculina, de realização de eventos para conquistar fundos e fortalecer a entidade financeiramente, e da criação de “núcleos” em outras cidades, como Joinville e Blumenau. E comemora os resultados. “A AsBEA-SC representa trabalho, seriedade, compromisso com os associados e com a própria profissão. Hoje, a AsBEA Santa Catarina tem um espaço de reconhecimento na AsBEA-BR, como uma das regionais mais ativas”, reforça. E reafirma sua satisfação de ter contribuído com esse trabalho: “eu sinto bastante orgulho”.
Ronaldo Martins ressaltou a dedicação de todos que contribuíram na construção coletiva, demonstrou o seu orgulho de ter sido presidente da entidade e a sua satisfação com as novas conquistas. “Foi uma honra para mim ficar esses quatro anos. Foi um aprendizado também. Fico muito feliz pela continuidade da Pari. Estamos vendo realmente acontecer com a empolgação dela”, afirmou. Ele pontuou que Santa Catarina desponta entre as AsBEAs do país, sendo a única com uma sede, e valorizou o empenho da atual gestão para a expansão da entidade pelo estado. “É muito legal essa união, essa continuidade, e eu aposto que vamos ainda mais além aí na frente, que a gente consiga levar as ideias para o interior, o que é muito importante. A expansão é muito importante. Fico bem feliz que todos estão apoiando e agradeço a Pari por todo o esforço que ela tem feito”, ressaltou.