A 6ª Conferência da Cidade de Florianópolis foi realizada nos dias 24 e 25 de abril com grande expectativa do público de contribuir com propostas para o desenvolvimento urbano. “Quando falamos de Conferência das Cidades, falamos sobre discutir a cidade, de participar da cidade, de pensar aquilo que precisamos para as políticas urbanas serem desenvolvidas. (…) Estamos falando de mobilidade, de sustentabilidade, de resiliência urbana, habitação, regularização fundiária, formas de financiamento de toda essa política e segurança pública”, destacou a arquiteta Ivanna Tomasi, Secretária de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (SPHDU), na abertura do evento, realizado no auditório Dep. Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Membro do Conselho da Cidade de Florianópolis, a AsBEA-SC participou da Comissão Organizadora da Conferência da Cidade. “É muito importante para nós, arquitetos, participarmos dos movimentos que pensam a cidade e junto à sociedade civil contribuir para o desenvolvimento e a construção de uma cidade melhor, inclusa e para todos”, destaca a arquiteta Maria Aparecida Cury Figueiredo (Pari), presidente da AsBEA-SC, que participou do evento acompanhada pela arquiteta Roberta Ghizoni, Vice-presidente Institucional da entidade. Diversos arquitetos de escritórios e empresas associadas também participaram do evento.
“A AsBEA-SC, participando do Conselho das Cidades, enriquece as discussões, traz os pontos de vista dos arquitetos para aquilo que está sendo pensado para a cidade e sobre aquelas dificuldades que estão sendo enfrentadas nas políticas que estão sendo criadas pelo município em conjunto com a população. Entendemos que a AsBEA-SC é de relevância extrema para que a política urbana e para que o Conselho tenha sua atuação, de fato, eficiente”, enfatizou a secretária Ivanna Tomasi, em entrevista para a equipe da AsBEA-SC.
A participação dos arquitetos na Conferência da Cidade foi também valorizada pelo arquiteto Michel Mittmann, Secretário Municipal de Projetos Estratégicos da Cidade. “A Conferência da Cidade é uma oportunidade de nós entendermos as experiências locais, aprendermos sobre elas, propor novas experiências, mas levar também isso para a participação na Conferência Estadual e depois na Conferência Federal. Eu acho que é um momento único de diálogo e oportunidade de troca de conhecimento”, destacou. O arquiteto Guilherme Takeda, participante nos debates da 6a Conferência da Cidade de Florianópolis, reforçou o papel dos profissionais neste contexto. “Eu incentivo que cada vez mais os arquitetos participarem das conferências da cidade. É importante que o conhecimento que nós temos ajude a toda a população para a criação da cidade que queremos. E cada vez mais a colaboração popular, a colaboração da sociedade, será importante para impulsionar uma cidade melhor”, complementou.
O primeiro dia da 6ª Conferência da Cidade de Florianópolis contou com as palestras do Secretário Nacional de Habitação, Augusto Henrique Rabelo, da Secretária Municipal da Fazenda Michele Patrícia Roncálio, e do jornalista e escritor Raul Just Lores. Na sexta-feira (25), a Conferência teve continuidade com debates e apresentação das propostas pelos grupos de trabalhos, com votações e eleição de delegados para a etapa estadual.
Raul Just Lores valorizou a participação dos arquitetos no evento. “Os arquitetos do Brasil raramente estão sentados à mesa das decisões. E é mais fácil ficar choramingando pelos cantos, reclamando “ninguém me ouve”, do que disputar esse espaço. Pegar uma cadeirinha, nem que esteja distante, falar alto, ser ouvido, até chegar no meio dessa mesa. Então, o que eu estou vendo aqui em Floripa é um avanço, porque de Brasília a São Paulo é muito raro que os arquitetos sejam ouvidos e que, principalmente, tentem negociar a sua fala”, destacou o jornalista. Durante a sua palestra, ele apresentou exemplos bem-sucedidos de intervenções em espaços públicos e destacou os temas dos episódios que produziu sobre Florianópolis, mostrando as “fortalezas e as fraquezas” da cidade, para o seu programa São Paulo nas Alturas, veiculado no YouTube.
A 6ª Conferência da Cidade pode ser assistida, na íntegra, no canal da Prefeitura de Florianópolis no YouTube.
