De grande interesse dos associados AsBEA-SC, o tema do Encontro Criativo deste mês gerou produtivos debates durante o evento, realizado no dia 17 de julho na sede da empresa associada ReferênciaSC, em Florianópolis. Conduzida pela psicóloga Andresa Darosci, a palestra “Por que a felicidade no trabalho importa?” envolveu os participantes com importantes reflexões. “Eu tenho dedicado o meu tempo, nos últimos dez anos, a entender quais são as dimensões para a construção da felicidade no trabalho. E, no evento, eu pude trazer, principalmente, quais são os principais fatores para que a gente possa, realmente, desenvolver e criar ambientes mais sadios, humanizados, e para que tenhamos uma melhor performance no trabalho”, destacou.
Andresa Darosci é especialista em Orientação Profissional pela UDESC, Mestre e Doutora em Psicologia nas Organizações e no Trabalho pela UFSC e pós-Doutora em Psicologia pela UAlg (Portugal). Professora em programas de pós-graduação, é pesquisadora do LAPPOT – Laboratório de Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho da UFSC e fundadora da Andresa Darosci Desenvolvimento de Pessoas Ltda. Possui as certificações Felicidade Interna Bruta, Positive Experience Game e Forças de Caráter.
Durante a palestra, Andresa destacou a importância do tema, o papel de cada um como agente ativo na construção da felicidade e promoção da saúde no trabalho, as habilidades que podem ser desenvolvidas para o aumento da satisfação em todos os espaços de vida e abordou sobre as dimensões para a construção de um ambiente feliz e saudável e o que a Ciência baseada na Psicologia Positiva tem a comprovar.
A presidente da AsBEA-SC, arq. Maria Aparecida Cury Figueiredo, com a palestrante Andresa Darosci, as responsáveis pela Vice-presidência de Eventos da entidade, arq. Inara Rodrigues e arq. Ana Trevisan, e os anfitriões da noite, os empresários Juliano Ghizoni (D) e Apoena Falseti (E).
Saúde mental e os riscos psicossociais
Em 2023, os afastamentos por problemas de saúde mental aumentaram de forma considerável, de acordo com os dados do INSS. Um dos principais motivos é o estresse, a ansiedade e a depressão. Mais de 288 mil pessoas foram afastadas em 2023 devido a transtornos psicológicos. Esse número representa um aumento de 38% em relação a 2022. Os dados foram apresentados por Andresa durante o evento, acrescentando que o Brasil é considerado o “país mais ansioso do mundo”, o segundo mais estressado e o quinto em casos de depressão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Acrescentando informações como a inclusão do “burnout” na nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11) (OMS, 2022), e o aumento da sinistralidade dos planos de saúde, Andresa comentou sobre a atualização da Norma Regulamentadora n. 1 (NR01/2024), que entrará em vigor em maio de 2026. A NR01 dispõe sobre o gerenciamento de riscos psicossociais no ambiente de trabalho. “Os riscos psicossociais estão associados a demandas excessivas, e suporte insuficiente no ambiente de trabalho, e englobam elementos como sobrecarga de trabalho, falta de autonomia, relações interpessoais conflituosas, assédio e outras formas de violência e condições laborais precárias. Esses fatores podem levar ao estresse ocupacional e a transtornos mentais, afetando o bem-estar e felicidade dos trabalhadores”, argumentou Andresa.
Como construir um ambiente feliz e saudável
Enfatizando o quanto todos nós somos agentes na construção da felicidade e na promoção da saúde no trabalho, a palestrante enfatizou os impactos da não compreensão deste papel protagonista: afastamento do trabalho, baixo engajamento, apatia, conflitos interpessoais, baixa concentração, aumento do estresse e crise de ansiedade. “Não devemos terceirizar a nossa felicidade”, frisou.
O papel de cada um neste processo de construção da felicidade foi destacado por Andresa a partir do modelo PERMA, desenvolvido por Martin Seligman, que cunhou a Psicologia Positiva como um novo campo científico, sendo Positive Emotions (Emoções Positivas), Engagement (Engajamento), Relationships (Relacionamentos Postivos), Meaning (Significado) e Achievement (Realização). A esses, Andresa acrescenta um sexto elemento: H – health (saúde). “Quais comportamentos saudáveis você tem cultivado no trabalho?”, questionou.
Nesta linha, Andresa anunciou o lançamento, em breve, de uma ferramenta inédita – o Inventário Brasileiro de Felicidade no Trabalho (IBFT), de sua autoria, desenvolvida a partir dos estudos realizados juntamente com outros pesquisadores. A base está no livro “Felicidade, Espiritualidade e Prosperidade nas Organizações – das ideias às práticas fundamentais”, lançado por eles em 2022. Entre os conceitos estão as três dimensões para a construção de um ambiente feliz e saudável. São elas:
Dimensão Transcendental
que representa o trabalho desenvolvido com sentido e propósito, a consciência sobre o impacto do seu trabalho na comunidade e no planeta, a sensação de paz interior, o alinhamento entre valores pessoais e organizacionais, aliado à higiene do sono, a escolhas conscientes dos alimentos, a realização de atividade física e a atenção plena (flow).
Dimensão Psicossocial
referente às Relações Positivas, desenvolvidas com base na confiança, empatia, respeito, compaixão, comunicação não violenta, transparência, autonomia e cooperação, aliada a uma rede de apoio, à sensação de pertencimento e à segurança psicológica.
Dimensão Material
refere-se às condições de trabalho, considerando suporte organizacional, remuneração justa, jornada de trabalho adequada, treinamento e desenvolvimento e aspectos ergonômicos, associadas ao equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.
Recomendações e dicas
Durante a palestra, Andresa apresentou diversas dicas para ampliação do conhecimento em relação à temática da Felicidade no Trabalho. Reproduzimos aqui algumas delas:
Livros
* Sem neura – o segredo para lidar com emoções no trabalho, de Liz Fosslien e Mollie West Duffy (Alta Life, 2020)
* Uma boa vida, como viver com mais significado e realização, de Robert Waldinger e Marc Schulz (Sextante, 2023)
* Felicidade, Espiritualidade e Prosperidade nas Organizações, de Andresa Darosci Silva Ribeiro, Narbal Silva, Cristiane Budde e Lílian Paula Damo (Vetor, 2022)
Documentário
Como viver até os 100 – os segredos das zonas azuis
Clique e assista ao trailer
Teste
Forças de Caráter – VIA Character Strengths
Pesquisa de avaliação de pontos fortes cientificamente validada.
Clique e acesse
Fotos: Fernando Willadino